Concretizou-se a 8 de fevereiro a primeira reunião de 2017 entre o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) com o Ministério da Saúde. Recordo que deveria ter sido recebia uma proposta até 23 de novembro de 2016 tendo o atraso sido justificado pelo pronunciamento do Ministério das Finanças. Nesta reunião o Ministério da Saúde assumiu o compromisso de enviar a proposta até 20 de fevereiro e o SEP exigiu que fosse enviada a proposta integral, respeitante a todas as matérias e formalização do Protocolo Negocial:
1) Proposta sobre Avaliação do desempenho, Concursos e Organização do tempo de trabalho para os Contratos Individuais de Trabalho (CIT);
2) Proposta de regulamentação da Organização do tempo de trabalho para os CTFP.
Há dias, numa Entrevista dada ao Expresso, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco disse e passo a citar “O Título de Especialista vai ser atribuído à semelhança do Internato Médico”.
Ora esta afirmação por si só incorpora várias dúvidas aos Enfermeiros menos atentos, tais como:
O Título de Enfermeiro Especialista vai ser atribuído à semelhança do internato médico COMO?
Quem e quando foi decidido?
Onde está o regulamento e a respetiva homologação pelo Ministro da Saúde?
Quando será marcada uma Assembleia Geral para os enfermeiros discutirem tão relevante, drástica e de rutura, medida?
Marco Veríssimo reforça Blogue Insónias. Nasceu a 2 de Novembro de 1987 em Paços de Ferreira. É licenciado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Possui uma Pós-Graduação em Gestão e Administração da Saúde. Foi Vice-Presidente de Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa. Integra a área sectorial da Saúde do PS do Porto por se rever nos ideais de esquerda. Actualmente é membro da Assembleia de Freguesia de Ferreira. Foi Presidente da Associação de Solidariedade Social – PARTILHAMARAVILHA.
António Martinho reforça a equipa do Blogue Insónias. Nasceu em Santa Eugénia, Alijó, a 3 de Fevereiro de 1949. Reside em Vila Real. Lecionou em várias escolas secundárias e foi professor do Quadro da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, tendo desempenhado funções de direção e gestão.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fez uma Pós-graduação em Estudos Europeus no Instituto Superior de Economia e Gestão -Lisboa e frequentou com aproveitamento a componente curricular do Mestrado em Gestão Pública e Autárquica, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) – Vila Real.
Desempenha as funções de Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Real. É membro fundador da “Douro Generation – Associação de Desenvolvimento” e preside à sua Direção. Preside também à Assembleia Geral do Centro Cultural Regional de Vila Real, desde 2014. É sócio-gerente da “Casa da Trigueira – Sociedade Agroturística, Lda”.
Foi membro do Conselho Geral da UTAD, de dezembro de 2009 a outubro de 2012.
De 27 de Janeiro de 2009 a 30 de agosto de 2013 presidiu à Direção da Entidade Regional Turismo do Douro. Foi Vice-Presidente da Associação de Turismo do Porto/Agência Regional, de outubro de 2011 a agosto de 2013. Antes, havia sido Vogal da Direção da mesma associação – março de 2010 a junho de 2011. No desempenho destas funções, participou em vários seminários e conferências sobre a problemática do turismo no Douro, onde apresentou comunicações.
Desempenhou as funções de Governador Civil do Distrito de Vila Real, de Abril de 2005 a Janeiro de 2009. Foi Deputado à Assembleia da República de 1991 a 2002 e Presidente da Assembleia Municipal de Alijó.
Jorge Antônio Monteiro de Lima reforça equipa do Blogue Insónias. Nasceu em São Paulo, em 1968, vivendo actualmente em Goiânia, capital do Estado de Goiás, no Brasil. É filho de Pai português. Tem nacionalidade portuguesa/brasileira. É Analista, Investigador na área da Saúde Mental, Psicólogo Clínico e Músico.
É MSC em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Psicologia Junguiana pelo IBEHE/UNAERP. Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista. É coordenador do Instituto Olhos da Alma Sã e do Grupo de Apoio em Saúde Mental (GASM).É Professor Universitário, Coordenador de cursos de extensão académica e pós-graduação e supervisor clínico de estágios para profissionais de saúde.
Escreve sobre comportamento, sociedade, comunicação e psicologia. É colunista desde 1996 do Jornal Diário da Manhã (Goiânia – Brasil), colaborador desde 2006 do Portal Café Brasil de São Paulo – Brasil e do Portal de Psicologia Mais PSI – Portugal, bem como de vários meios de comunicação social no Brasil (televisões, rádios e revistas). É autor dos livros “Tirésias- a busca da doença e o encontro com a saúde” – Edição Vetor Psico Pedagógica, 1999, São Paulo, Brasil; “O encontro” editora R&F, 2003 Goiânia, Brasil; “Os filhos do silêncio -Violência urbana e dependência química”, Ed. Clube de Autores, 2008, São Paulo, Brasil.
É músico desde 1986. Guitarrista e violonista desde 1986. Teclista desde 1993. Compositor e letrista desde 1999. Técnico especialista em gravação e de produção musical desde 2000. Actuou junto de vários nomes da Música Popular Brasileira, Sertaneja, Rock, Blues e de Rock Progressivo. É produtor musical desde 2008 sendo responsável pela produção de trilhas e vinhetas para rádios, como a Radio BQTE e Rádio Hippie. Produz Jingles e Spots para campanhas publicitárias com enfoque especial na área humorística. É também áudio-design desde 2008 e técnico em áudio-description (adaptação de trilhas para acessibilidade de deficientes visuais para televisão, documentários e filmes). Actualmente desenvolve trilhas sonoras para filmes, documentários, sendo produtor de áudio-design em filmes de cinema trabalhando com cineastas como Ranulfo Borges e Juliana Corso.
Fernando Tavares reforça equipa do Blogue Insónias. Jornalista desde 1988. Natural do Porto. Trabalhou na TSF entre 1992 e 2002 e na NTV ( Farol de Ideias) e RTPN ( Ideias e Conteúdos) entre 2002 e 2006. No Porto Canal foi Director Informação, até 2009, e Director Geral Adjunto, até 2016.
Narciso Miranda reforça a equipa do Blogue Insónias. É natural de Viana do Castelo, nasceu em 30 de Julho de 1949, residindo em Matosinhos. Foi colaborador da EFACEC com funções de Técnico de Estudos e Métodos.
Ao longo da sua vida ocupou as mais diversas funções públicas nomeadamente:
– Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos de 1979 a 2005;
– Vereador na Câmara Municipal de Matosinhos, em 1976 a 1979;
– Secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária do XIV Governo Constitucional;
– Membro do Comité das Regiões (2002/2005);
– Eleito Deputado à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral do Porto, nas Legislaturas:
X (2003 a 2005), IX (2001 a 2003), VIII (1999 a 2001), VII (1995 a 1999), VI legislatura (1991-11-04 a 1995-10-26), V legislatura (1987-08-13 a 1991-11-03), IV legislatura (1985-11-04 a 1987-08-12) e na III (1983-05-31 a 1985-11-03);
– Presidente Conselho Geral do Hospital Matosinhos;
– Vice-Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses;
– Presidente Conselho Administração de Instituições Municipais ( Serviços e Empresas Municipais, ADEIMA);
– Membro Conselho Diretivo do CEFA e da ANMP;
– Administrador da Portgás SA e da Metro do Porto SA;
– Membro Conselho Geral da CEFA, ANMP e do Hospital Matosinhos;
– Direção da Associação Amigos Coliseu do Porto;
– Presidente Conselho Fiscal das Águas Douro e Paiva;
Ao longo da sua vida pública foram-lhe atribuídas as seguintes distinções:
– Comendador do Infante D. Henrique ( agraciado pelo Senhor Presidente da República General António Ramalho Eanes);
– Comendador António Francisco Lisboa, MG, Brasil ( atribuída pela Prefeitura de Congonhas do Campo, Brasil);
– Título de Cidadão de Honra das cidades de Matosinhos, de Congonhas do Campo, MG, Brasil, de Vila Garcia Arosa, Espanha e da Colômbia, Carolina do Sul, Estados Unidos da América;
Agora é a vez das mulheres. Cynthia Valente reforça equipa do Blogue Insónias. Nascida em 1978, em Paris, mudou-se aos 10 anos com a família para a cidade de Chaves. Deu início à sua atividade como jornalista no jornal Notícias de Chaves, na secção de desporto, com 15 anos. Em 1997 ingressa na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Ao longo dos quatro anos de curso realiza, por opção, estágios na Rádio Clube Penafiel, Jornal de Notícias e RTP Porto. No final do curso, em 2001, realiza um estágio no jornal Público, na secção de desporto. Começa, no mesmo ano, a trabalhar para O Primeiro de Janeiro. Em 2005, ingressa no jornal Correio da Manhã e no Destak, trabalhando para todas as secções dos referidos jornais. Em 2008, muda de área e passa a ser assessora de imprensa, na Câmara Municipal de Gondomar, de onde sai para colaborar para o jornal 24 Horas, até ao encerramento do mesmo. Passa a colaborar com o Jornal de Notícias e Diário de Notícias. Atualmente, é colaboradora do jornal Diário de Notícias e professora na Escola Profissional do Infante, onde leciona as disciplinas de Técnicas de Escrita Jornalística, Técnicas de Narração e Português.