Ana Ramalheira

Ana-RamalheiraAna Maria Ramalheira é mãe de dois filhos e Professora no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (UA). É doutorada em Literatura Alemã pela mesma universidade e Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de Coimbra. Foi membro, incluindo da equipa directiva, do Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos (CIEG, Univ. de Coimbra) desde a sua fundação até ao final de 2007, data a partir da qual passou a integrar o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da UA. Entre as suas numerosas publicações, maioritariamente na área da recepção literária e da hermenêutica intercultural, contam-se «Alcácer Quibir e D. Sebastião na Alemanha. Representações Historiográficas e Literárias (1578-ca.1800)» (Coimbra: MinervaCoimbra / Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos / Universidade de Aveiro, 2002, 783 p.), bem como, entre outras, a co-autoria das obras «Do Pobre B.B. em Portugal» (Aveiro: Estante Editora, 1991), «Portugal-Alemanha: Memórias e Imaginários» (Coimbra: MinervaCoimbra / CIEG, 2 vols., 2007 e 2010, respectivamente) e «Os Rostos da Europa» (Universidade de Aveiro / CLLC, 2012).

É membro do Conselho de Administração da Fundação Marion Ehrhardt, que tem por fim a investigação, a promoção e a difusão das relações culturais luso-germânicas.

É presidente (sem auferir qualquer remuneração), e co-fundadora, da ADAV Coimbra, uma IPSS com estatuto de utilidade pública que presta apoio de índole vária a grávidas, grávidas adolescentes e puérperas.

Gosto(1)Não Gosto(0)