Colégios e outras “Associações”

A coisa parece-me tão simples que não resisto a alinhar umas frases sobre a recente polémica do despacho governamental acerca dos contratos de associação no ensino. Acho que muito se tem dito e nem sempre se centra a arenga naquilo que é importante, ou factual. Assim:

1. O ensino não é gratuito. O público é suportado pelo estado e o privado, pelos alunos.
2. As pessoas têm o direito de optar entre o público e o privado. O preço a pagar é que é diferente.
3. O estado, constitucionalmente, é responsável por garantir o acesso ao ensino público.
4. Os contratos de associação não se destinam a dar a opção de escolha entre o público e o privado. Destinam-se a suprir a falta de opção de escolha pelo público.

Posto isto, que me parece linear, apenas mais duas considerações:

Como em toda a boa gestão, estes contratos de associação não devem renovar-se “por que sim”. Antes devem ser avaliados ciclicamente em função da necessidade de os manter em vigor face às razões, e apenas a estas, que levaram à sua celebração. Caso a caso.

Finalmente, não está aqui em causa qual dos dois tipos de ensino é melhor, ou por qual se deverá optar, mas apenas avaliar se o estado – e consequentemente, nós – deve pagar duas vezes o mesmo serviço.

Gosto(13)Não Gosto(1)

2 Comments

  1. Um olhar lúcido e objetivo e sempre refrescante, gostei!

    Gosto(1)Não Gosto(0)
  2. This procedure is much more secure as as compared to the area pharmacologist drugstore rx drug prices canada offering you your prescribed medicines. There are several layers of checks and due care is taken to guarantee the customer's health is not threatened in any way while reducing costs. This is exactly what makes Canadian pharmacy online sector a huge success.
    cialais [url=https://bit.ly/2y3Ykjk]www good rx com[/url]

    Gosto(0)Não Gosto(0)

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.