Blogue Insónias

Sugestão ao Senhor Presidente da República

swing-dashboard

Por razões óbvias e conhecidas os números ganharam nos últimos anos uma importância vital quando se fala de politica.

Acontece que os números analisados são tantos e contraditórios que o cidadão comum, onde eu me incluo, tem uma dificuldade tremenda em compreender qual o verdadeiro estado da nação em cada momento.

Por exemplo, esta semana:

O PS refere que tudo está a correr bem com os números, salientando até algumas melhorias relativamente às suas próprias previsões, como é o caso do emprego e do crescimento económico registado no primeiro semestre.

O PSD refere que a tendência negativa das variáveis mais relevantes do crescimento económico conhecidas mostram que o modelo económico do Governo está a conduzir a economia à estagnação.

O CDS refere que os números atuais expressam um crescimento económico anémico face ao necessário para o país e ao prometido pelo Governo.

Os restantes partidos, nomeadamente o PCP e o BE, desde que ficaram cúmplices da geringonça, deixaram praticamente de emitir qualquer opinião sobre qualquer assunto…

Alguém consegue assim entender o que verdadeiramente se passa no país?

Mas, refiro estas contradições a titulo de exemplo, para fazer uma sugestão ao Senhor Presidente da Republica, que crie na sua página Internet, um PAINEL DE BORDO (DASHBOARD) simples, perceptível ao comum dos mortais, que inclua os indicadores (do INE, BCE, FMI, etc…) que considere vitais para a “saúde” do país, bem como as previsões do governo, as metas internacionais a que estamos obrigados e os desvios verificados, de forma a que, a cada momento, os Portuguesas a possam consultar e saber OBJETIVAMENTE qual a situação em que nos encontramos.

Esta minha singela sugestão, se bem desenvolvida, daria um excelente contributo ao esclarecimento dos Portugueses.

 

Gosto(10)Não Gosto(0)