Frankfurt, we have a problem…

Slide1

As declarações do ministro das finanças alemão schauble (uso propositadamente letra pequena no nome do senhor), sobre a possibilidade de Portugal vir a necessitar de um novo resgate, são uma enorme indignidade, que deveria merecer um profundo repúdio de todos os portugueses. O que este senhor fez – e ele sabia muito bem o que estava a fazer e como é que ia ser citado e interpretado -, foi ameaçar um país pequeno e em dificuldades como Portugal, jogando os mercados contra ele, acicatando medos, fazendo um papel de VELHACO.

As declarações de schauble tinham o objetivo de colocar Portugal sobre pressão, nomeadamente numa altura complicada em que o país enfrenta a possibilidade de sanções da UE. Um político como schauble (insisto na letra pequena) sabe muito bem como vai ser citado e o que tem de dizer para lançar a confusão, e com isso prejudicar Portugal e os portugueses. O que fez foi uma ameaça acenando com novo resgate para ser ouvido pelos mercados e por aqueles que ainda têm desconfiança sobre Portugal. Depois, mais à frente ainda na mesma sessão, corrigiu o que tinha dito colocando o discurso no condicional. Isto é, no mesmo tom ameaçador disse que Portugal precisaria de um novo resgate “SE” não seguisse o caminho então definido. O que aconteceu a seguir foi que os juros da dívida portuguesa começaram logo a subir. “schauble” e todos os políticos desta velha europa sabem o que têm de fazer para subjugar aqueles que tendem a ter um discurso e um caminho diferente. Isso é inaceitável. Mas ver e ouvir compatriotas meus a não serem frontais e não condenarem veementemente este tipo de chantagem é para mim muito desmotivador e bem significativo da imensa hipocrisia e sujidade que existe na política.

Francisco Sá Carneiro disse uma vez  que “a política sem risco é uma chatice, mas sem ética é uma vergonha”. Deveriam aprender com isso a fazer oposição.

A verdadeira motivação de schauble, para além de denegrir um país pequeno que entende poder seguir uma caminho algo diferente, era no entanto outra. Infelizmente o Deutsche Bank é um enorme RISCO para a ESTABILIDADE DO SISTEMA FINANCEIRO GLOBAL. Um problema que o grande schauble nunca viu, mas interessa-se muito por denegrir Portugal e os portugueses. E isso é inaceitável e merece o repúdio de todos nós.

Shame on YOU Mr. Schauble.

Gosto(14)Não Gosto(1)

2 Comments

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.