Conversas em Família. Marcelo vs Marcello

Captura de ecrã 2016-03-28, às 20.57.37

Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.

Assistimos hoje à primeira comunicação do novo Presidente da República.

Como era espectável anunciou a promulgação do Orçamento de Estado. Por aqui não existiu nenhuma novidade… O que constituiu de facto uma surpresa foi a forma como a comunicação surgiu…

Marcelo Rebelo de Sousa surgiu perante ao país, não em prime time, mas às 17h de uma segunda-feira. Se este pormenor leva a que se possa aferir que Marcelo quer desvalorizar e não se quer comprometer em demasia com um orçamento que por si só é uma manta de retalhos para satisfazer os acordos da nova esquerda, já a forma como surgiu aos portugueses fez lembrar o estilo de Marcello Caetano – Conversas em Família.

E é aqui que gostava de salientar o estilo old fashion que Marcelo, o novo Presidente, vai querer instituir. Se nos surpreendeu com uma campanha eleitoral totalmente atípica, também agora o Presidente da República nos apanhou de surpresa ao recorrer a um estilo que estaria à partida totalmente ultrapassado. Sentado, com uma pequena mesa e sem teleponto, Marcelo Rebelo de Sousa prestou desta forma uma sentida homenagem ao amigo da família, Marcello Caetano.

Todo o cenário com um estilo retro fez-nos, de facto, recuar no tempo. A um estilo intimista, explicativo e pedagógico que os portugueses agradecem, juntou-se uma forma arcaica e desatualizada de comunicar.

Será eficaz? Talvez. Mas, confesso, que sou mais adepto do benchmarking de modelos existentes em países evoluídos do que recorrer a um estilo de um tempo que não nos deixa saudades…

Mas tal como o vintage e o retro chic estão na moda, também na política este estilo deve estar para ficar… Mas como qualquer moda… tem os dias contados…

Gosto(0)Não Gosto(0)

One Comment

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.