O NOBERTO PIRES DEIXOU-NOS SEM AVISAR

Estou sem palavras! O Norberto Pires deixou-nos na passada terça-feira sem avisar na sequência de um trágico acidente de moto que era uma das suas paixões. Passada quase uma semana ainda não acredito que é verdade. Apenas escrevo hoje no Insónias porque só hoje tive forças para o fazer.

Ainda não acredito que é verdade.

No final da tarde da última terça-feira recebi esta triste e inesperada notícia. Ninguém merece deixar-nos tão novo.

Quando parte um Amigo, morre um pouco de nós. Quase todos os dias trocávamos mensagens. As saudades já são muitas.

O Norberto era um homem na força da vida, repleto de sonhos, com inúmeros projectos importantes para concretizar, com muito para dar ao país.

O Norberto era um homem de uma superior inteligência. Não tenho dúvidas que era um dos portugueses mais brilhantes da sua geração. Tal como eu estava triste e desiludido com o rumo que levava o país mas sempre bem disposto.

Foi sempre um livre pensador mas também um homem frontal. Amava como poucos Coimbra, a sua cidade de adopção. Foi um defensor intransigente da transparência na vida política e pública.

Fundou juntamente comigo e o Nuno Garoupa o Blogue Insónias. Este era um espaço à sua imagem. Um espaço de livre pensamento, de cidadania e de reflexão sobre o país e o mundo.

O Norberto licenciou-se em Engenharia Física, ramo de Instrumentação. Mestre em Física Tecnológica, também no ramo de Instrumentação e Doutor em Engenharia Mecânica, com especialidade em Automação e Robótica. Fez um pós-doutoramento em Lund, na Suécia, em Controlo Automático e marcou presença em várias universidades como cientista convidado. Foi autor de mais de 250 artigos científicos e técnicos publicados em revistas de prestígio, autor de três livros em Inglês editados pela Springer, de dois livros em Português, de vários capítulos em vários livros de referência no mundo e de mais de 800 artigos de divulgação técnico-científica.

Foi fundador e director da Revista Robótica (a única revista Portuguesa de Robótica). Tinha uma presença assídua na comunicação social com colunas de opinião e em programas de rádio e da televisão. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, da Associação Portuguesa de Controlo Automático, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, membro do Conselho Nacional de Empreendedorismo e Inovação e do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, entre outros cargos. Era actualmente Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.

Em meu nome pessoal e do Blogue Insónias quero transmitir, nesta hora difícil, o afecto e a solidariedade à Martha e às suas quatro filhas a quem envio um fraterno e sentido beijinho.

Norberto prometo-te que irei perpetuar o teu legado e o teu exemplo. Até um dia meu querido Amigo.

Paulo Vieira da Silva

Gestor de Empresas / Licenciado em Ciências Sociais – área de Sociologia

(Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico)

Gosto(3)Não Gosto(0)

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.