Cheque Ensino

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A famosa proposta do “cheque-ensino” foi uma das bandeiras de campanha do anterior governo (PSD-CDS), que consistia na possibilidade dos país e alunos escolherem a instituição do ensino privado, que em teoria seriam as mais beneficiadas e benéficas para a sua formação. Apesar de ser bastante elogiado por uma larga camada da sociedade, não existem estudos empíricos que atestem a superioridade deste modelo em relação ao das escolas públicas. Recentemente, um estudo realizado nos EUA a 12 mil estudantes, dos quais 6 mil foram contemplados com o cheque-ensino e os restantes permaneceram no sistema público de ensino, comprovou que os alunos que transitaram para o ensino privado apresentaram piores resultados nos exames de matemática, ciências e Português. Além disso, este grupo evidenciava maiores lacunas de conhecimentos e dificuldades na aplicação de novas ferramentas de trabalho. Mais uma vez, fica evidente que o ensino privado não é superior ao público e que não se justifica que com uma oferta tão alargado do Estado na área da Educação e do Ensino, se continue a aumentar as dotações e os subsídios aos colégios privados.

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3 Comments

  1. Já agora, recomendo a leitura do estudo desenvolvido pela Universidade do Porto que estabelece a relação entre o trajeto dos alunos na universidade a origem pública ou privada destes no nível de ensino secundário. As conclusões são evidentes e sustentam as afirmações que publica: "após três anos, os estudantes que fizeram os seus exames de acesso em escolas públicas têm uma presença significativamente superior no grupo dos 10% melhores do que aqueles que os fizeram em escolas privadas (ver Gráfico 66). Por cada 100 estudantes admitidos e que são provenientes de escolas públicas, 6,6 estão entre os 10% melhores scores. No caso dos estudantes provenientes de escolas privadas, tal número é de 3,5. Este facto é consistente com os dos anos anteriores. Este resultado é relevante se o associarmos ao facto de os estudantes provenientes das escolas privadas entrarem, em média, com melhores classificações do que os que vêm de
    escolas públicas (ver Quadro 10) e ao facto de os estudantes com melhores notas de acesso terem maior propensão para pertencerem ao “top 10%”."
    aqui fica a ligação para o estudo: https://sigarra.up.pt/up/pt/conteudos_geral.ver?pct_pag_id=122350&pct_parametros=p_pagina=122350&pct_grupo=28374&pct_grupo=3917

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