Insónias

O brilhante Ministro das Finanças Finlandês

epp_summit_brussels_june_2016_27923961326_cropped

O Ministro das Finanças Finlandês, Petteri Orpo, líder do National Coalition Party, disse isto ontem na imprensa internacional: “Espanha não tem um Governo em funcionamento, por isso agir contra Espanha talvez não fosse muito inteligente. (…) Mas Portugal tem um Governo, por isso penso que seria necessário, de acordo com o pacto de estabilidade e crescimento, pedir medidas para equilibrar as finanças públicas”.

Fantástico!

A Finlândia tem seríssimos problemas de crescimento (anémicos e até negativos), de défice orçamental (3,2% em 2014 e 2,7% em 2015) e uma dívida galopante (em crescimento acelerado, onde é que eu já vi isto?). Na verdade, eu não percebia muito bem as razões de tudo isso, dada a preocupação do Governo Finlandês em dar lições de moral aos outros. Mas agora percebo: a Finlândia tem um inteligentíssimo ministro das finanças.

A partir de hoje, deixarei de usar a famosa frase da Lili que dizia, de forma absolutamente brilhante, que “estar vivo é melhor que estar morto”, quando quero apontar coisas tontas, vazias e sem sentido. Passarei a usar a frase do Petteri Orpo: “Aquele país tem Governo? Então devem aplicar-se sanções. Não tem? Nesse caso não seria inteligente aplicar qualquer tipo de sanção”. Absolutamente genial o Petteri.

 

Gosto(5)Não Gosto(1)