Até já, Nuno Garoupa. Continuamo-nos a ver por aqui!

NUNO_GAROUPA

A minha honestidade ao escrever este texto obriga-me a dizer que conheço o Nuno Garoupa e tenho por ele amizade e uma enorme estima pessoal, profissional e académica.

Ontem tive conhecimento que o Nuno Garoupa tinha pedido a demissão da presidência da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) para regressar à vida académica na Universidade do Texas.

O Nuno tinha imprimido um novo ritmo e uma qualidade de trabalho à FFMS que passou a fazer da Instituição uma referência na área da Educação, da Ciência e do Conhecimento. Num outro âmbito o Nuno Garoupa revelou-se na televisão, na rádio, nos jornais e nas redes sociais um analista único da actualidade do País em que consegue juntar visão estratégica, inteligência, rigor e independência. É hoje uma voz ouvida e respeitada pelos portugueses.

Mas ninguém pense que a posição e o respeito que conquistou junto dos portugueses se devem ao facto de ter sido presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Não são os “ lugares “ que fazem as pessoas, mas sim as pessoas que fazem “ os lugares “.

Talvez muitos não conheçam o percurso do Nuno Garoupa, mas tem um percurso notável e notado.

Licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa em 1992. Obteve o mestrado em Economia no Queen Mary College em 1994 e em Direito na Universidade de Londres em 2005. Fez o doutoramento em Economia na Universidade de York em 1998 e a  agregação em Microeconomia na Universidade Nova de Lisboa em 2002.

É professor de Direito na Universidade de Texas A&M, onde regressará novamente no início do próximo ano lectivo, e na Católica Global Law School. Foi professor na Universidade de Illinois ente 2007 e 2015,  na Universidade Nova de Lisboa, entre 2001 e 2007 e na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona entre 1998 e 2001.

A sua área de investigação é o Direito e a Economia. O Nuno é autor de mais de cem artigos publicados nas melhores revistas académicas da especialidade. Foi Prémio Júlian Marías 2010 atribuído pela Comunidade de Madrid e autor do Ensaio “O Governo da Justiça” publicado em 2011 e co-autor com Tom Ginsburg da obra “ Judicial Reputation: A Comparative Theory “, publicada em 2015 pela University of Chicago Press.

Um país que deixa fugir talentos, como o Nuno Garoupa, dificilmente conseguirá ser um País com Futuro. Portugal tem que criar condições de atractividade para conseguir fixar os seus melhores.

Com a saída do Nuno Garoupa perde a Fundação Francisco Manuel dos Santos, mas perde sobretudo o nosso País.

Gostas muito do nosso País, por isso, sei que vais continuar, mesmo à distância, a dar o teu contributo para um Portugal melhor, muito melhor!

Até já, Nuno. Continuamo-nos a ver por aqui!

Gosto(8)Não Gosto(0)

72 Comments

  1. This procedure is much more secure as compared to the community pharmacist canadian drug company discount online pharmacy offering you your suggested drugs. There are several layers of checks as well as due treatment is taken to make sure the client's health and wellness is not jeopardized by any means while saving on prices. This is just what makes Canadian drug store online market a mega success.
    pharm canada [url=https://bit.ly/2y3Ykjk]buy viagra canada online[/url]

    Gosto(0)Não Gosto(0)
  2. Pingback: presto chaussure

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.