Como não sai Passos Coelho, saio eu do PSD

bandeiras_portugal_psd

Tomei a decisão de me filiar no Partido Social Democrata no dia 11 de Outubro de 1991. Ao longo de 15 anos desempenhei funções partidárias ao nível concelhio, distrital e nacional na JSD e no PSD, tendo sido mesmo eleito, em 2002, Militante Honorário em Congresso Nacional da JSD.

Em 2006 tomei a decisão pessoal de deixar a vida partidária activa regressando à condição de militante de base. Mas tudo somado não esqueço que são 25 anos de militância no PSD.

Tenho um profundo orgulho em ser social-democrata. Uma social-democracia que teve a sua génese em Eduard Bernstein, Willy Brandt e Anthony Giddens e seguidores como Helmut Schmidt,  Olof Palme e Francisco Sá Carneiro.

O PPD/PSD foi durante muitos anos um partido do centro que defendia o estado social assente em três pilares basilares, a saúde, a educação e a segurança social. E que estes pilares deveriam ser assegurados pelo Estado.

Esta é a social-democracia em que acredito, que defendo e continuarei a defender para o meu País.

Nos últimos anos lamentavelmente o PPD / PSD afastou-se destes princípios ideológicos que estiveram na génese da fundação do Partido.

Ao longo do consulado de Passos Coelho assistimos a uma deriva neo-liberal. Passamos a assistir à defesa de um regime assistencialista em que o Estado apenas pagaria aos “ coitadinhos dos pobrezinhos“. Esta é para mim uma visão inaceitável e redutora do papel doEstado.

Entendo que o papel do Estado está muito longe de se resumir apenas a responsabilizar-se por aqueles que não conseguem ter acesso aos serviços essenciais condizentes com uma vida humana condigna.

No último programa eleitoral foi manifesta a opção do PSD pela liberdade de escolha do contribuinte, sendo que desta forma o Estado apareceria, em muitas situações, apenas como regulador e fiscalizador.

Uma situação é o Estado poder ser libertado de determinadas funções que podem ser levadas a cabo perfeitamente pelo sector privado, porém, outra completamente diferente é o Estado deixar de garantir serviços com qualidade à generalidade dos portugueses.

A isto acresce que, em 2010 com ascensão de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD, ascenderam também a lugares cimeiros do partido dirigentes políticos do tipo “ trepa-trepa “, em que o mérito foi medido em função do número de votos dos “ exércitos “ que comandavam e que valiam exclusivamente para a eleição do presidente do partido. A mediocridade passou a ser premiada. Quanto pior melhor que assim não incomodavam. E esta, paulatinamente, passou a ser regra.

As estruturas partidárias, ao nível local e distrital, passaram a servir apenas para preencher lugares na administração pública com salários chorudos. A actividade política da maioria destas estruturas passou ser praticamente inexistente, resumindo-se quase aos momentos eleitorais internos e externos.

O debate terminou. Passou-se a considerar anormal a existências de listas opositoras. O regime vigente passou a ser o de lista única. O pensamento passou a ser único. Os que pensam de forma diferente passaram a ser excluídos, silenciados e marginalizados. E até se passaram aprovar listas de deputados de “ braço no ar “ ao melhor estilo “ estalinista “como ainda acontece na Venezuela, em Cuba ou na Coreia do Norte.

Nos últimos anos apresentei diversas propostas para contrariar o rumo que o PSD estava a levar. Fechado em si próprio, afastado dos seus militantes, das pessoas e dos novos tempos. Defendi uma modernização do Partido, da sua organização, aberto à sociedade e a uma nova realidade política, social e tecnológica. Um partido mais transparente e mais abrangente.

Ao longo dos últimos meses fiquei com a sensação que o calendário para Passos Coelho parou no dia 4 de Outubro de 2015.

De primeiro-ministro passou a profeta da desgraça. No último ano o PSD entrou em “ estado de coma “, por isso, sempre que acorda está desfasado da actual realidade politica e social.

Eu que até, no passado, apoiei Pedro Passos Coelho é desiludido e com muita tristeza que vejo hoje o PSD, sem liderança, sem estratégia, sem rumo, sem propostas para o país, navegando à espera “ da desgraça alheia “ para que um dia o poder lhe caia novamente nas mãos.

Para este facto concorre também a falta de qualidade de vários dos actuais dirigentes do PSD. Ao que ainda acresce o facto que a moral, a ética e o carácter de alguns ser mesmo muitas vezes questionada publicamente.

Não consegui perceber como, poucos meses depois da saída do governo, Passos Coelho veio defender publicamente a ida de Maria Luis Albuquerque para a Arrow Global. Também não entendi quando veio fazer a defesa pública de Durão Barroso quando assumiu as funções de chairman do Goldman Sachs. Incompreensível foi também a posição do líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, quando, na semana passada, veio fazer a defesa de Durão Barroso contra a decisão de Jean Claude Juncker passar a tratar o ex-presidente da Comissão Europeia como um “ lobista “.

Estranho o PSD usar a mesma linguagem do Bloco de Esquerda para falar de Juncker. Com uma pequena grande diferença. Nos últimos dois anos, quando o BE zurzia no Presidente da Comissão Europeia, o PSD defendia-o. E foi também a manifesta falta de coerência, nos últimos tempos, que me foi afastando de Passos Coelho e do PSD.

Nos últimos anos bati-me, como é público, pela defesa da transparência, pela separação entre a política e os negócios e pela moralização da vida política e pública.

Mas parece-me definitivamente que para esta gente que dirige o PSD é tudo normal, misturar política com negócios e agora até com “ mexericos “ da vida íntima das pessoas.

Na passada sexta-feira foi anunciado que Pedro Passos Coelho iria apresentar o livro de José António Saraiva intitulado “ O LIVRO PROIBIDO: Eu e os políticos: o que não pude (ou não quis) escrever até hoje “. Confesso que não acreditei, mas entretanto confirmei infelizmente que era verdade.

Lamento profundamente que o ex-director do “ Expresso “ dedique o seu tempo a divulgar conversas privadas, servidas acompanhadas dos mais rasteiros mexericos, sobre o que de mais íntimo há na vida das pessoas, muitas que não conheço, mas amigo de algumas.

Independentemente de tudo isto não se fazer ao pior dos inimigos, o que me choca mais são as revelações íntimas que José António Saraiva faz, com um nítido à vontade, relativamente a pessoas que infelizmente já não estão entre nós. Apesar de deplorável e nojento entendo que isto fica com o senhor arquitecto. Porém, outra coisa bem diferente é ver Pedro Passos Coelho, o Presidente do PSD, o meu Partido há mais de 25 anos, “ patrocinar “ esta pouca vergonha.

Há algum tempo que ponderava desfiliar-me do PSD porque há muito que não me revejo em muitas das práticas de alguns dos seus mais destacados dirigentes, na sua forma de fazer política, mas sobretudo, nos últimos tempos, da negação do ideário social-democrata que esteve na génese do PPD/PSD.

Confesso que foi este fim de semana, após ter visto a confirmação pela voz do próprio Passos Coelho que iria alimentar este “ circo “ da politica portuguesa “ patrocinando “ com a sua apresentação, talvez o mais abjecto dos livros da história da democracia portuguesa, a gota de água que me levou a tomar a decisão de pedir, hoje, a minha desfiliação do PSD.

Não foi uma decisão fácil, mas há momentos em que temos que ser claros e dizer não. Há limites para tudo. Uma coisa é a luta política, por vezes dura, a defesa de pontos de vista muitas vezes antagónicos de forma convicta, o estar sujeito quotidianamente ao escrutínio público, outra coisa é “ abençoar “ a devassa da vida privada e íntima das pessoas.

EU DIGO NÃO HOJE, AMANHÃ E SEMPRE ao facto de o líder do meu Partido “ patrocinar “ a devassa da vida íntima das pessoas, com a agravante ainda de uns já terem falecido, outros serem companheiros de partido e outros adversários políticos. Este é um livro que viola claramente a privacidade das pessoas citadas. É completamente inadmissível que o Presidente do PSD e ex-Primeiro-Ministro de Portugal faça a apresentação deste inqualificável livro que ultrapassa todos os limites da razoabilidade. Há princípios e valores com os quais sou intransigente. E o direito à privacidade é algo de inabalável enquanto valor de uma sociedade moderna.

Para mim não existe alternativa. Como não sai Passos Coelho do Partido, saio eu do PSD.

Não sei se é um até sempre, mas é com toda a certeza um adeus enquanto Passos Coelho presidir aos destinos do Partido Social Democrata.

Eu continuarei social-democrata, como sempre, agora como independente, a defender o superior interesse da minha terra e do meu país, continuando a lutar pela separação entre a política e os negócios e pela moralização da vida política e pública.

Gosto(740)Não Gosto(83)

410 Comments

  1. Não me parece a atitude correta, ir-se embora, pois eu fiz ao contrario, sou social democrata desde sempre e candidato autárquico pelo PSD como independente e porque cheguei a conclusão que se temos o rotulo do partido, temos que participar internamente, por isso filiei-me para poder ajudar a viabilizar ou contrariar aquilo que politicamente estiver em causa
    Por isso ao abandonar perde o direito a estar, votar, opinar por dentro

    Gosto(49)Não Gosto(66)
    • Com um comentário deste tipo só encontro duas explicações: foi pago para o fazer ou é uma pessoa muito distraída - para não lhe chamar outra coisa.

      Gosto(30)Não Gosto(25)
    • O Sr deve de andar distraido, ou pior,deve ser algum daqueles que esta bem sentado para nao fazer ondas a PPC e ao MAC,dois parasitas que tomaram conta da social democracia em Portugal e a tornaram em Neo Liberal do pior possivel
      Amigo abra essa pestana,o comentario acima esta muito actual,acertivo e muito bem descrito

      Gosto(8)Não Gosto(4)
  2. O PARTIDO DAS INSÓNIAS

    São autênticas desgraças os partidos em Portugal, tão partidos em vez de unidos em torno da ideologia fundadora.

    E, não há excepção! Não há oposição nem governo. O que se observa, no conjunto, é um amontoado de interessados em se governarem.

    Entretanto, parece que está em preparação o "Partido das Insónias".

    Sande Brito Jr

    Gosto(35)Não Gosto(7)
  3. É uma tristeza este PSD que da social democracia onde já se reviu a maioria do povo português nada agora tem e chega a ser degradante, sim, com toda a força que queiram conferir à palavra, DEGRADANTE !

    Gosto(61)Não Gosto(14)
  4. Quando comecei a ler o texto, pensei que saía porque o psd não é o tal da saúde, educação e segurança social, visto que se tormou nun gang de gatunos, mas percebi depois que o seu problema é a devassa dos políticos. Será porque tem rabos de palha?

    Gosto(42)Não Gosto(28)
  5. O PSD está doente e não é de hoje. Esteve em risco, está em risco. As crises do passado ajudaram à construção da união, as crises do presente estão a destruí-la.
    Não existe na Concelhia de Gaia a união necessária e suficientemente galvanizadora para que leve os seus militantes e simpatizantes a voltar a acreditar no projecto autárquico. Temos tempo, sabemos e devemos esperar, diz a Concelhia de Gaia. Mas esperar o quê e para quê? Perguntam os seus militantes.
    A começar pela falta de empenho dos núcleos de freguesias gaienses e paralisados pelo risco de derrota em próximas eleições". Esta simples constatação permite-nos imaginar que nada de substancial irá ocorrer até ao próximo ano, isto é, até às eleições autárquicas em 2017. Daí que numa corrida atrás do prejuízo, o dado mais relevante são a expressão da actual discórdia e desunião na concelhia gaiense do PSD e da sua incapacidade em definir aquele rumo galvanizador. Mas perder a Autarquia Gaiense ao fim de 16 anos, e o governo do País, passando para o lado da oposição, deixou sequelas gravíssimas e criou a tempestade social e política onde hoje se encontram.
    Porque se perderam valores essenciais pelo caminho, a começar pelos valores humanistas que estiveram na base do projecto do PSD. Valores como a liberdade e a solidariedade. E nada nos tempos mais próximos permite pensar no seu regresso. Porque o Partido social-democrata deixou-se prender numa armadilha de onde dificilmente conseguirá sair. Uma marca, e o PSD é uma marca, na política portuguesa, nunca terá tudo a ganhar, mas terá sempre tudo a perder. Por ser essa dificuldade a conferir-lhe beleza, por ser essa beleza que tanto apego nos dá a ela... por ser tão difícil que todos se desapeguem dela tão rápido e plenamente como é preciso para lhe reconquistar o gosto e a capacidade de a reconquistar.
    A lembrar que tal predicado o é precisamente por ser tão efémero quão difícil é de repetir. Nunca terá tudo a ganhar porque a hegemonia é a mais apetecida das quimeras, porque a supremacia é a maior conquistadora de adversários, porque a História está cheia de imperadores caídos e ditadores dos quais nem as estátuas sobraram. Há pois que arrepiar caminho, enquanto há tempo.
    Vila Nova de Gaia, 19 de Setembro de 2016

    Gosto(26)Não Gosto(5)
  6. Andou, portanto, 25 anos enganado.
    Não é o primeiro, nem será o último.
    Conheço vários, alguns bem próximos, que militaram no CDS - até desempenhando funções de presidência concelhia - e vieram a descobrir que sempre foram comunistas.

    Gosto(11)Não Gosto(9)
    • Não foi isso que o autor disse!!!
      Não tire conclusões distorcidas, com segundas intenções!!!
      Eu sinto o mesmo que o autor e tive bastante mais tempo de militância, sei perfeitamente o que ele quer dizer.
      Tenha respeito.

      Gosto(26)Não Gosto(1)
  7. PARABÉNS !!!
    Espero que muitos outros militantes, desistam deste novo PSD que
    de "social-demcrata" não TEM NADA !!!

    Gosto(28)Não Gosto(5)
  8. Eu não concordo nada com a saída do PARTIDO, (considero FRAQUEZA) ser persistente e estar presente, isso sim é ser DEMOCRATA, assim não sei o que quer ser. O meu abraço SOCIAL DEMOCRATA.

    Gosto(5)Não Gosto(16)
    • Ficar no partido é aceitar que esse xôr (passos coelho, em minúsculas) diga publicamente que está a falar em meu nome!!!
      Na qualidade de presidente do partido, fala em nome de todos os militantes!!!
      Eu não ando com tais alimárias às costas.

      Gosto(19)Não Gosto(2)
  9. Já devia ter batido com a porta há muito tempo, mas mais vale tarde que nunca.
    Parabéns pela atitude, lamento é que tenha sido só por causa de um livro.

    Gosto(16)Não Gosto(1)
  10. Bom dia.
    Louvo a atitude. E tarde? Nunca á tarde para assumirmos as nossas responsabilidades e diferenças. Eu já bati com a porta á muito tempo. Este PSD não tem absolutamente nada com o PSD que conhecemos no pós 1974/1975.

    Gosto(21)Não Gosto(4)
  11. Coitado. Este julga que é alguém. Julga mesmo que o País o conhece.
    Porque não sai Passos saio eu. Ainda bem. E já agora poderia levar no embrulho o Pacheco Pereira, a Ferreira Leite e outros que só têm feito mal ao PSD.
    Apesar da golpada de Costa juntamente com alguns PSD's, Passos resistiu, e tudo se tornou mais complicado para golpistas.

    Gosto(5)Não Gosto(21)
  12. Desde quando é que os partidos e politica tem sido verdadeiramente do povo?
    São todos o próprio reflexo, quem está no poder perde-se pelo caminho, quem não está no caminho da verdade e com o seu ego destrói a si mesmo e leva consigo mesmo todo o império construído à ruída e assim é a lei do efeito. Isto é não defendo nenhum partido e muito menos quem está no poder, os véus, as mascaras caem com o tempo, pois quem vive na mentira tudo vem a seu tempo porque o fardo vai ficando mais pesado. Ninguém é parvo, basta estar no silêncio e observar tudo como todo o sistema funciona, uma verdadeira teia de aranha, porque estão todos metidos nessa teia, vai da justiça e por ai fora. Hoje em dia a humanidade tem de perceber que nunca devem colocar suas vidas em partidos e governos devido às ilusões que tiram de um dia para outro que depois à custa disso criam violência, ódios, facadas nas costas uns contra outros, e assim é a verdade do desequilíbrio da vida humana, que negam constantemente como tudo foi criado. Os crimes, roubos foi criados pelos próprios governos, Elites, Bancos, que roubaram de corpo e alma cada humano que são escravos de si mesmo, e mais a terra não pertence a ninguém e não faz sentido, nem lógica os governos impor impostos até nas casas que as pessoas trabalham uma vida inteira para ter tecto. E assim é a consequência do homem que vive de poder e ego de escravizar os humanos em ilusões e mentiras. Gratidão

    Gosto(10)Não Gosto(1)
  13. Nem sequer vou comentar o que esse "arauto" da politica escreveu, querendo chamar à atenção de alguém dentro do partido certamente.....
    Apenas recordar a essa "grande figura" que o melhor reinado politico do PSD, exceptuando Francisco Sá Carneiro, foi de Pedro Passos Coelho, liderança essa aliada a um excelente governo, o melhor desde a implementação da Democracia em 1974, tendo sido necessária todas as esquerdas unidas e ultrajadas as regras da constituição e da decência, para o assalto ao poder que afinal não passou de um golpe de estado consentido.
    Oxalá um dia voltes ao poder Pedro. Foste apenas e só o melhor 1º Ministro de sempre em Portugal

    Gosto(5)Não Gosto(21)
  14. a questão é muito simples, e sem rendinhas:::::::::::Afinal o que está mal ??? é o partido ?????Então saio !!! É o Lider......então fico e vou fazer com que o "lider" saia. Ou seja .... Se eu estou certo...fico e tento mudar (sacudir) quem está errado. Se as baratas invadirem a minha casa eu mato-as. Não mudo de casa.

    Gosto(4)Não Gosto(5)
  15. Oh Amigo! Virar as costas aos problemas não é sinónimo de resolver os problemas.

    Gosto(4)Não Gosto(2)
  16. A casa esta demasiado contaminada por isso o homem sai .... tao simples como isso ... eu ja vi alguns discursos de Sa Carneiro e percebi porque era um homem valioso .... ainda hoje e uma referencia .... tudo o que foge aquele ideal deixa de ser genuino .... um partido nao e um nome sao pessoas se essas pessoas ja nao sao as mesmas fica so o nome

    Gosto(3)Não Gosto(0)
  17. Pingback: cheap jerseys
  18. 10 best erectile supplements [url=http://toperectiledysfunctionpills.com]erectile dysfunction remedies[/url], erectile vitimans [url=http://toperectiledysfunctionpills.com/]erectile implants side effects[/url].

    [url=http://bit.ly/2HqTxsy]erectile issues in your 40s[/url]
    [url=http://bit.ly/2qVZ2sV]fix erectile dysfunction without drugs[/url]
    [url=http://bit.ly/2qTsL5M]erectile shake[/url]
    [url=http://bit.ly/2JokkWK]erectile incontinence[/url]
    [url=http://bit.ly/2JlCubM]how to erectile dysfunction[/url]
    [url=http://bit.ly/2Jj7tVO]erectile problems and solutions[/url]
    [url=http://bit.ly/2HqRBjM]erectile disorder treatment[/url]
    [url=http://bit.ly/2qVuF5P]erectile definition[/url]
    [url=http://bit.ly/2Jlvb3S]solving erectile dysfunction without meds[/url]
    [url=http://bit.ly/2Jn0uey]erectile recovery after prostatectomy[/url]

    Gosto(0)Não Gosto(0)
  19. [url=http://eileenfisher.tc/__media__/js/trademark.php?d=kamagrainus.com]eileenfisher.tc[/url] [url=http://www.senecahelicopters.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.senecahelicopters.com[/url] [url=http://www.call-record.net/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.call-record.net[/url] [url=http://horoskoopit.world-federation-exchanges.org/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]horoskoopit.world-federation-exchanges.org[/url] [url=http://wedecouv.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]wedecouv.com[/url] [url=http://www.whaleadventures.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.whaleadventures.com[/url] [url=http://indie-wear.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]indie-wear.com[/url] [url=http://cellbutler.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]cellbutler.com[/url] [url=http://nei-gms.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]nei-gms.com[/url] [url=http://rodeblox.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]rodeblox.com[/url] [url=http://www.grintermail.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.grintermail.com[/url] [url=http://avexlive.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]avexlive.com[/url] [url=http://istainer.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]istainer.com[/url] [url=http://spauthy.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]spauthy.com[/url] [url=http://www.prepfootballreport.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=&ampkamagrainus.com]www.prepfootballreport.com[/url] [url=http://yogahorseware.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]yogahorseware.com[/url] [url=http://justinvesting.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]justinvesting.com[/url] [url=http://nextmp3.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]nextmp3.com[/url] [url=http://qlikviewexpress.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]qlikviewexpress.com[/url] [url=http://griffinhawkins.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]griffinhawkins.com[/url] [url=http://wtbailey.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]wtbailey.com[/url] [url=http://strongbones.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]strongbones.com[/url] [url=http://coinsworld.ahaonline.org/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]coinsworld.ahaonline.org[/url] [url=http://www.3kingsgifts.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.3kingsgifts.com[/url] [url=http://sa-consultores.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]sa-consultores.com[/url] [url=http://www.buyclassiccars.com/offsite.asp?site=//www.incoeurope.co.uk/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.buyclassiccars.com[/url] [url=http://w.getgnc.com/__media__/js/trademark.php?d=kamagrainus.com]w.getgnc.com[/url] [url=http://www.overheidsmanagement.org/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.overheidsmanagement.org[/url] [url=http://deancharlesassoc.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=www.kamagrainus.com]deancharlesassoc.com[/url] [url=http://www.mphracing.net/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.mphracing.net[/url] [url=http://maxonusa.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]maxonusa.com[/url] [url=http://jamaltoursandtravels.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]jamaltoursandtravels.com[/url] [url=http://mushaf.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]mushaf.com[/url] [url=http://cancerpreventionstudy.org/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]cancerpreventionstudy.org[/url] [url=http://www.gardnerrich.net/__media__/js/netsoltrademark.php?d=/kamagrainus.com]www.gardnerrich.net[/url] [url=http://www.chartmaker.biz/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.chartmaker.biz[/url] [url=http://www.corpcounselor.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.corpcounselor.com[/url] [url=http://processplus.biz/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]processplus.biz[/url] [url=http://www.craneconsumer.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]www.craneconsumer.com[/url] [url=http://sciencejobs.ooo/__media__/js/netsoltrademark.php?d=kamagrainus.com]sciencejobs.ooo[/url]

    Gosto(0)Não Gosto(0)
  20. Pingback: Google
  21. Pingback: male vacuum pump
  22. Pingback: fun88
  23. Pingback: корить
  24. Pingback: chanson juventus
  25. Pingback: full apps download
  26. Pingback: how to anal douche
  27. Pingback: vibrating bullet
  28. Pingback: nipple toy
  29. Pingback: hamptonbaylighting
  30. Pingback: Times of India
  31. Pingback: gay ring
  32. Pingback: mini wand vibrator
  33. Pingback: filles coquin
  34. Pingback: shemale dating
  35. Pingback: rencontres coquin
  36. Pingback: webcambabes
  37. Pingback: real penis dildo
  38. Effects Of Tadalis Sx Soft [url=http://viaabuy.com]buy viagra online[/url] Is Fish Amoxicillin Safe For Humans

    Gosto(0)Não Gosto(0)
  39. Pingback: невестник
  40. Pingback: sex toys
  41. Pingback: huge dildo
  42. Pingback: strap dildo
  43. Pingback: sex toys for her
  44. Pingback: panty vibe
  45. Pingback: butt plugs
  46. Pingback: Pornland
  47. Pingback: anal butt plug
  48. Pingback: best ben wa balls
  49. Pingback: huge dildo
  50. Pingback: rabbit vibrator
  51. Pingback: buysteriods
  52. Pingback: satta matka
  53. Pingback: vibrating egg
  54. Pingback: fake vagina
  55. Pingback: clit sex toys
  56. Pingback: male stoker review
  57. Pingback: double dong
  58. Pingback: porn
  59. Pingback: pornland
  60. Pingback: mesh jockstraps
  61. Pingback: Cialis
  62. Pingback: Raid Data Recover
  63. Pingback: cyberskin sex toy
  64. Pingback: bdjobs
  65. Pingback: jesse jane stroker
  66. Pingback: Europa
  67. Cytoxan In Usa Online Comprar Kamagra En Andalucia [url=http://drugsed.com][/url] Cytotec Et Pose De Mirena Cialis Per Impotenza

    Gosto(0)Não Gosto(0)
  68. Pingback: real penis dildo
  69. Pingback: adult toys for men
  70. Pingback: latest vibrator
  71. Pingback: sex paddles
  72. Pingback: bullet vibrator
  73. Pingback: bondage toys
  74. Pingback: wordpress brisbane
  75. Pingback: baby pop
  76. Pingback: porn
  77. Pingback: kingcock dildo
  78. Pingback: hundekurv tilbud
  79. Pingback: Kasino Online
  80. Pingback: Julia Ann
  81. Pingback: Pakistani Suits
  82. Pingback: cheap jordans
  83. Pingback: Pool Supplies
  84. Pingback: jordan 6
  85. Pingback: 性愛視頻
  86. Pingback: sexboer
  87. Pingback: pornofilmpjes
  88. Pingback: liteblue login
  89. Pingback: gay homemade dildo
  90. Pingback: nike air max 2018
  91. Pingback: 7 inch dildo
  92. Pingback: cruise
  93. Pingback: nipple clamps
  94. Pingback: beeg
  95. Pingback: nike cortez
  96. Pingback: onewalmart
  97. Pingback: onewalmart login
  98. Pingback: Bluechew reviews
  99. Pingback: nike air max 90
  100. Pingback: type 1 diabetes
  101. Pingback: air jordan 4
  102. Pingback: msn se connecter
  103. Pingback: SUC Elibrary
  104. Pingback: jordan retro
  105. Pingback: bondage kit
  106. Pingback: air jordan 4
  107. Pingback: best dildo
  108. Pingback: anal lube
  109. Pingback: sex toys for girls
  110. Pingback: agen poker online
  111. Pingback: g spot stimulation
  112. Pingback: vibrators
  113. Pingback: blowjob tips
  114. Pingback: veiny vibrator
  115. Pingback: sbobet indonesia
  116. Pingback: premium cheats
  117. Last Long In Bed To Last Longer Buy Cialis 100mg [url=http://cialiviag.com]cialis generic[/url] Amoxicillin Allergy Duration Comprar Generico Cialis Costo Cialis Farmacia

    Gosto(0)Não Gosto(0)
  118. Pingback: Walmartone login
  119. Pingback: Hotmail Sign In
  120. Pingback: سکس نیمه
  121. Pingback: jockstrap try on
  122. Pingback: döner hamburg
  123. Pingback: ocean jewelry
  124. Pingback: pocket pussy
  125. Pingback: mide 676
  126. Pingback: free porn
  127. Pingback: Yt Mp3
  128. Pingback: Roulette Strategy
  129. Pingback: one.walmart.com
  130. Pingback: security
  131. Pingback: mp3
  132. Pingback: hotmail login
  133. Pingback: www hotmail.com
  134. Pingback: PPPD-785
  135. Pingback: Likes
  136. Pingback: fresh Ghana Music
  137. Pingback: seo tura beach
  138. Pingback: ama
  139. Pingback: gay anal
  140. Pingback: 192 168 1 1 admin
  141. Pingback: wearing sex toys
  142. Pingback: Virtual Account
  143. Pingback: CAWD-002
  144. Pingback: mynordstrom.com
  145. Pingback: best cock ring
  146. Pingback: men in jockstraps
  147. Pingback: how to guitar solo
  148. Pingback: pc games download
  149. Pingback: pc games download
  150. Pingback: free app download
  151. Pingback: numb spray
  152. Article is great, love the way you write. It really attractive. Not many people can write like you. Definitely will save this and follow you in future.

    Gosto(0)Não Gosto(0)
  153. Pingback: money for college
  154. Pingback: walmartone login
  155. Pingback: Dank Vapes
  156. Pingback: Dank Vapes
  157. Pingback: network marketing
  158. Pingback: runelite
  159. Pingback: Beautiful t shirts
  160. Pingback: Women clothing
  161. Pingback: 618media.com
  162. Pingback: prostate toys
  163. Pingback: kingpen carts
  164. Pingback: marketing Canada
  165. Pingback: gay jockstrap
  166. Pingback: gay male sex toys
  167. Pingback: nipple tweezer
  168. Pingback: IPX-363
  169. Pingback: investing in gold
  170. Pingback: prostate vibrator
  171. Pingback: SEO Vancouver
  172. Pingback: HUNTA-652
  173. Pingback: couple swing
  174. Pingback: full apps download
  175. Pingback: pc games download
  176. Pingback: gay sex toys
  177. Pingback: powerful vibrator
  178. Pingback: Autofunnel
  179. Pingback: milfgilf porn
  180. Pingback: GDHH-168
  181. Pingback: wizards
  182. Pingback: زب نار
  183. Pingback: anal plugs
  184. Pingback: thrusting rabbit
  185. Pingback: wegmans schedule
  186. Pingback: Vape shops near me
  187. Pingback: Vape shops near me
  188. Pingback: full apps download
  189. Pingback: strapon pegging
  190. Pingback: we-b-tv.com
  191. Pingback: teilen photos
  192. Pingback: Anónimo
  193. Pingback: Video
  194. Pingback: +1+
  195. Pingback: wordpress
  196. Pingback: MIDE 687
  197. Pingback: WANZ 893
  198. Pingback: Vape shop near me

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.