“Vamos continuar a lutar pela liberdade concreta (individual), pela igualdade (de oportunidades) e pela dignidade de vida de todos os portugueses. E havemos de construir o país que desejamos”*.
Essa esperança é a essência de um programa social-democrata que tem na Escola Pública (de qualidade, gratuita e universal), no Serviço Nacional de Saúde (de qualidade, essencialmente gratuito) e na Segurança-Social (abrangente e garantia de suporte da dignidade de vida de todos os portugueses) os seus pilares essenciais. As reformas necessárias nestes setores, que visam a qualidade, eficiência, responsabilidade e responsabilização, têm de ter em mente o caráter estrutural e civilizacional de cada um deles e a necessidade de os manter na esfera pública.
Sinto e sei que as pessoas anseiam porque quem lhes diga o que está certo, olhos-nos-olhos. Não há nada mais convincente do que dizer o que está certo na cara das pessoas, uma-a-uma, sem medo. Eu não tenho NENHUM MEDO e estarei sempre do lado de quem não tem medo 🙂
*Adaptado de uma frase de Francisco Sá Carneiro, proferida em Leiria em 1976: numa altura em que o partido que fundou tinha uma mensagem de esperança para os Portugueses, falava em igualdade, em dignidade, em liberdade, e tinha a firme vontade e convicção de construir o país que todos desejamos.
Pode ouvir Francisco Sá Carneiro aqui: