João Paulo II: o eterno peregrino

O cidadão polaco, Karol Wojtila, que o mundo eternizou como João Paulo II se hoje fosse vivo completaria 100 anos. Foi o Homem que mais marcou a minha vida espiritual e o meu crescimento pessoal.

João Paulo II foi o mais extraordinário de todos os Papas que, num processo de canonização sem precedentes, o elevou à glória dos Santos.

João Paulo II foi também um dos líderes mais carismáticos e influentes do século XX com um papel determinante no fim dos regimes comunistas nos países de Leste e de algumas ditaduras da América Central e Latina mas também na normalização das relações com Fidel Castro condenando na sua visita a Cuba o embargo económico dos EUA.

O carisma de João Paulo II tornou-se numa inspiração que ultrapassou em muito a própria Igreja Católica.

O seu espírito ecuménico e conciliador assente numa nova forma de evangelização rasgou com as fronteiras da Europa transformando-se num fenómeno que reconfigurou o catolicismo como universalista chegando a África, à Ásia e às Américas do Norte, do Centro e Latina.

João Paulo II humanizou a Igreja Católica e abriu novos caminhos para os novos tempos que Francisco tem perseguido no seu pontificado.

João Paulo II foi também o Papa que despertou para Fátima depois do atentado que sofreu na Praça de S. Pedro, no Vaticano, no dia 13 de Maio de 1981 .

Ficou conhecido como o Papa de Fátima que visitou por três vezes substanciado numa relação muito próxima com a Irmã Lúcia.

João Paulo II é o melhor exemplo de como devemos viver a Fé católica. O seu exemplo e espirito de um ecuménico e eterno peregrino prevaleceu sempre à dor e ao sofrimento vividos nos seus últimos anos de vida é o maior legado que deixou ao mundo.

A sua força invulgar, a paz e a tranquilidade que transparecia no seu sorriso único perdurará para sempre na minha memória.

Não duvido que tal como Ele nos disse um dia “a pior prisão é um coração fechado”.

Paulo Vieira da Silva

Gestor de Empresas / Licenciado em Ciências Sociais – Área de Sociologia

(Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico)

Gosto(8)Não Gosto(0)

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.