A história não se repete ?

 Ler o País atual com os olhos da história

“O meu presente é sempre o meu passado ” (Bento Espinosa)

As figuras políticas da atualidade portuguesa : o nosso acelerado e afetuoso Presidente; o habilidoso Dr. Costa ; o bem avisado líder da oposição ; as nervosas deputadas do Bloco ; o sempre igual e coerente líder do PCP. Também, não podemos  esquecer alguns membros da Corte em que a política só é opção porque precisam dela para existirem. Todos são produtos ou subprodutos do sistema.

Há dezenas de anos, eram outros, muito semelhantes , que Eça e Ramalho descreveram e, Bordalo Pinheiro desenhou ou esculpiu. Até, a cíclica falência do Estado Português, coincidia com o esbanjar de uma riqueza virtual, porque provinha de empréstimos ou da severidade dos impostos A reforma do Estado, anunciada no início do século passado , consistia em fazer cortes salariais na função pública que, o Governo seguinte, tratava de reverter.

A elite da Nação que, hoje como ontem, reside junto do Poder, absorveu os genes que a cultura salazarista moldou, endeusou um Estado omnipresente,burocrático e centralizador que alimenta um socialismo ultrapassado, aliado a um corporativismo ativo. Assim se gerou uma sociedade clientelar, com mais de cinco milhões de dependentes e milhares de empresas, que querem que nada mude.

Pode debater-se muito, aparecerem todo o tipo de pensadores : humanistas; europeítas; antieuropeístas; favoráveis ou desfavoráveis ao euro; tementes ou adeptos do liberalismo; sociais democráticos e outros. Portugal só se alterará, quando as pessoas e a economia, acreditarem em si e culturalmente se libertarem do Estado. Esta verdadeira revolução, deveria ser o fulcro das nossas preocupações. É preciso acreditar na inevitabilidade do mercado, atraindo investimento. Fomentar a inovação e o valor acrescentado -valorizando empresas e trabalhadores .Colocar as pessoas no centro das preocupações definindo uma política social de equidade e combate à exclusão.

O mundo está perigoso. Há fumos de nacionalismo e extremismo por todo o lado. Cresce uma desconfiança generalizada entre os Países, governados por líderes fracos que não assumem procedimentos transparentes. No nosso País, as dificuldades financeiras e a dívida galopante , estão sistematicamente a ser objeto de engenharia financeira, a coberto de uma retórica que confunde os cidadãos.Abusa-se de uma linguagem hermética e indecifrável para a maioria dos mortais. Este nevoeiro encobre o óbvio.  O Governo , por muito que se esforce, não pode ter objetivos coerentes, para além das reversões eleitoralmente eficazes.

Estamos num mundo e numa sociedade muito liquefeita . A solidez das Instituições muda de consistência , na razão indireta da capacidade crítica dos cidadãos, anestesiada pelo “politicamente correto” e pela ação alienante e massificadora como se comunica. Esta sociedade de solidão, dificilmente está preparada para uma democracia exigente e muito menos para vencer crises ou enfrentar eventos adversos.

Assim , vai sobrevivendo  este Governo frágil,  ungido pelo Presidente e amparado por próteses .  Os seus horizontes são demasiado limitados .Os “parafusos” que unem , não permitem grandes caminhadas Para já, o futuro do País segue a chaga do determinismo da dívida ,tão bem desenhado por Bordalo Pinheiro* . Afinal a história repete-se !

(*) – (O moto-contínuo….constitucional – museu Casa das Histórias -Cascais )

Gosto(43)Não Gosto(0)

134 Comments

  1. This procedure is much more secure as as compared to the area pharmacologist canadian pharmacy world internationaldrugmart providing you your prescribed drugs. There are multiple layers of checks and also due care is taken to ensure the client's health is not threatened at all while minimizing costs. This is just what makes Canadian drug store online industry a huge success.
    buy prescription drugs online [url=https://bit.ly/2y3Ykjk]prescription drugs[/url]

    Gosto(0)Não Gosto(0)
  2. Pingback: maglia Juventus
  3. Pingback: Everton tröja
  4. Pingback: fußballtrikots
  5. Pingback: Fodboldtrøjer
  6. Pingback: Fodboldtrøjer
  7. Pingback: fotbollströjor
  8. Pingback: fotbollströjor
  9. Pingback: russ grimm jersey
  10. Pingback: uld nederdel

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.