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Competição: sim ou não?

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É no trabalho que passamos mais horas.
Mas são passadas da melhor maneira?
Sou da opinião que as chefias nunca deveriam incentivar a competitividade. Corrijo: Nunca deveriam estimular a competição entre seus colaboradores, mas sim tratá-los cordialmente e até como se fossem seus filhos.
As empresas convivem diariamente com ameaças no mercado, não será desejável passar este ambiente de “guerra” para o ambiente interno. O cargo não deveria ser o mais importante, mas sim de ser responsável pelas pessoas que tem sob suas ordens. É tudo uma questão de definição de liderança. Existem bons exemplos que poderíamos e deveríamos aplicar.

Muitas vezes vimos um líder a ser condecorado ou homenageando porque se sacrificou por outros. E que vimos nas empresas? Premia-se chefes, executivos e outros (muitas vezes) a peso de ouro a sacrificar outros para que eles e as empresas ganhem. É uma contradição.
Competição interna em excesso torna-se prejudicial a longo prazo. Todos começam a achar que o chefe faz qualquer coisa para sobreviver no pântano, sendo sempre privilegiado na hora de ser ouvido e que mente se necessário for.
A melhor maneira de ter um ambiente cordato e menos agressivo é ter mais colaboração entre colaboradores, de uma forma natural. Sentirem que têm um líder e não chefe.
Todos os colaboradores gostam de acreditar no seu líder, gostam de saber que o mesmo os defende de algo externo e assim se sentirem seguros. Ficam confiantes e cooperantes. O bom líder cria segurança em toda a equipa que consigo trabalha.
Quando um líder deixa que um colaborador tenha a oportunidade de falhar sem sofrer chamadas de atenção e até retaliações, está a criar algo bom, um ambiente em que eles apostam em criar, inovar e fazer bem. Se o contrário acontecer, eles gastam energias em se tentarem defender de algo que não correu bem.
É intrínseco, não damos o melhor de nós se estivermos preocupados em nos protegermos contra os chefes que andam à caça de algo que nos possam apontar.
As empresas quando têm dificuldades muitas vezes é causada pela estratégia (ou falta dela) delineada pela liderança. Ou é dos colaboradores? Um líder bom, capaz e que transporte consigo inspiração consegue sempre que os colaboradores correspondam.
Temos muitos chefes e poucos líderes.

Jorge António Pinto Madureira

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