Destaques Desportivos da Semana

subcomissario
1 – A estranha defesa do indefensável subcomissário Silva

Ficou célebre na memória colectiva recente do povo português a agressão do subcomissário da PSP Felipe Silva no dia 17 de Maio de 2015 a um adepto do Benfica (à frente dos filhos, menores) no final do jogo que ditou a conquista do 34º título nacional dos encarnados. Em tribunal, o procurador encarregue pelo caso mencionou nos factos de acusação para acusar o agente em causa de crimes de ofensa à integridade física qualificada, falsificação de documentos e denegação da justiça e prevaricação, que o agente da autoridade disferiu bastonadas num cidadão, atingindo-o com um joelho nas costas e com dois socos no rosto, agredindo posteriormente outro cidadão na presença de dois menores. O Ministério Público considerou portanto que o agente usou de forma excessiva os meios coercivos que dispunha “no âmbito dos poderes funcionais que lhe foram legalmente conferidos para o exercício da função policial”.

(Ler Mais…)

Gosto(0)Não Gosto(0)

A memória curta de Godinho Lopes

Godinho Lopes

Há quem não tenha memória curta ou selectiva e se lembre de tudo o que aconteceu.

Há quem se lembre do miserável 7º lugar, pior classificação de sempre da história do clube na Liga numa temporada que nos envergonhou colectivamente, que nos tornou “bombo” dos gozos dos adeptos dos nossos rivais e que nos afastou pela primeira vez na nossa história das competições europeias!

Há quem se lembre das contratações de Alberto Rodrigues, Jeffren Suarez e Luis Aguiar, contratações realizadas sem a normal realização de testes médicos. Só estes três jogadores custaram 5 milhões de euros aos cofres do Sporting (com recurso a crédito) mais os respectivos salários que foram pagos durante os vínculos contratuais, para, literalmente, não jogar.

(Ler Mais…)

Gosto(37)Não Gosto(0)

A noite mágica de Anfield Road

Existem jogos tão perfeitos, tão especiais, tão batalhados e tão emocionantes que nem merecem ser comentários pela sua perfeição. Espectáculo avassalador, requinte dos requintes, se pudesse, dava a Liga Europa às duas equipas pelo magnífico show de bola com que nos brindaram ontem em Anfield.

O jogo de ontem fez-me lembrar a sensacional final da entretanto rebaptizada Taça UEFA em 2001, na qual o Liverpool bateu o Alavés por 5-4.

O jogo de ontem à noite em Anfield Road teve todos esses condimentos: paixão (antes e aquando do início da partida com a entoação magnífica do You´ll Never Walk Alone, hino partilhado pelas duas equipas que teve o magnífico condão de unir os adeptos do Borussia e do Liverpool nas ruas daquela cidade inglesa nas horas que antecederam à partida) futebol de perfeição, emoção e incerteza até ao último segundo.

(Ler Mais…)

Gosto(0)Não Gosto(0)

O altíssimo preço do fim do sonho europeu encarnado

Um Bayern vulgar fez a meu ver duas exibições medíocres (avaliado o potencial dos recursos que dispõe) frente a um Benfica que fez das tripas coração para não sair da Champions. Não colocando sequer a possibilidade de surgirem as goleadas com que o Bayern brindou Sporting e Porto em anos anteriores da prova, este Benfica de Rui Vitória, sem um futebol agradável à vista mas tremendamente objectivo e eficaz, marca de água da equipa durante a presente temporada fez tremer o Bayern na Luz. Em certos períodos da partida, quer na 1ª parte quer na 2ª, os encarnados deram-me a entender que podiam ter discutido a eliminatória contra os alemães até à recta final da partida. Alguns erros defensivos que jamais se podem cometer na Champions contra equipa altamente eficazes (nas raras oportunidades de golo tidas pela equipa bávara na partida) deitaram tudo a perder num jogo em que Jimenez voltou a reafirmar-se como uma opção válida para o que resta jogar no calendário da equipa comandada por Rui Vitória.

(Ler Mais…)

Gosto(0)Não Gosto(0)

A despedida de Kobe Bryant

Contra os Utah Jazz, Kobe Bryant saiu da Liga pela porta grande, alcançando 60 dos 101 pontos na vitória dos Lakers. A equipa de Utah ficou pelo caminho no dia em que ainda acalentava o sonho de marcar presença nos playoffs. 

O adeus da Mamba Negra. Passaram 20 anos, 5 títulos de campeão da NBA, 1315 jogos pelos Lakers, 33015 pontos, 37 internacionalizações pela selecção Norte-Americana, 3 medalhas olímpicas de Ouro, 1 título de MVP das finais da Liga, 2 títulos de melhor pontuador do ano da NBA e 17 participações no All-Star Game. O basquetebol perdeu esta madrugada um dos seus grandes vultos, um dos seus grandes ícones nos últimos 20 anos. Um jogador de uma categoria transcendental capaz de inverter toda a lógica colectiva de uma desporto de equipa. Um jogador que, a solo ou em conjunto carregou a franquia dos Lakers às costas e elevou-a a um patamar altíssimo. O melhor lançador de sempre. Um dos jogadores mais competitivos de sempre, demonstrando ano após ano, a sua vontade de vencer. Afectado por lesões impeditivas nos últimos anos, Kobe sempre acreditou que teria condições para continuar a lutar pela conquista do 6º anel. E de facto tinha. A última época provou-o.

(Ler Mais…)

Gosto(0)Não Gosto(0)

Manchester City 1-0 PSG

Os burgueses eliminaram os milionários da Liga dos Campeões. E eliminaram com a justiça, terminando com o sonho parisiense de um dia vencer a Liga dos Campeões, objectivo que é desde há muitos anos partilhado pelos dois clubes. Um adormecido PSG voltou a falhar com alguma redundância as suas enormes ambições europeias, praticando no City of Manchester (ou Etihad Stadium, como lhe queiramos chamar) um futebol medonho que em nada se coadunava à obrigatoriedade de “fazer pela vida” depois do empate a 2 bolas somado no Parc des Princes que dava vantagem aos citizens na eliminatória.

(Ler Mais…)

Gosto(0)Não Gosto(0)

Destaques desportivos da semana (3)

Nota Prévia: Este post serve de conclusão às matérias abordadas nos posts 12 e 13 destas Crónicas

8 – Schalke 04 2-2 Borússia de Dortmund

schalke

Envolvido em todas as frentes, o Borússia de Dortmund tinha a missão de vencer o Schalke 04 no maior clássico da região da Renânia do Norte-Vestefália para manter bem intactas as aspirações a ainda poder batalhar contra o Bayern pela conquista da Bundesliga nas duas últimas jornadas. O cansaço acumulado pelos jogadores frente ao Liverpool, obrigava portanto o treinador da equipa forasteira a re-equacionar os seus objectivos.

(Ler Mais…)

Gosto(0)Não Gosto(0)

Destaques desportivos da semana

1 – Académica vs Benfica

O que raramente nasce torto, jamais se endireita! É a expressão que me ocorre para descrever a actual temporada da Académica. Provided by the “worst” José Eduardo Simões, completamente em cima do joelho, cheia de lacunas de plantel (falta um lateral direito melhor que o incerto Nii Plange; a equipa jogou uma época inteira com um lateral-esquerdo horrível como Ofori; Ricardo Nascimento não lembra nem ao diabo em alguns jogos; sem alternativa a Fernando Alexandre à frente da defesa para varrer o meio-campo com recurso a músculo; falta um ponta-de-lança de área que permita à equipa sair do espartilho do contra-ataque, onde efectivamente tem unidades rápidas como são Hugo Seco, Marinho, Pedro Nuno e Gonçalo Paciência) e pautada, inicialmente, pela escolha de um treinador que não tinha qualidade para treinar na 2ª Liga quanto mais na 1ª – os erros de gestão de Simões acumulam-se: a falta de estratégia para com aquele que poderia ser o mais público-alvo do clube é crassa, a passagem a SDUQ limitou o clube aos poucos capitais que possui, o clube não consegue captar novos sócios porque cobra as quotas mais caras do país e desportivamente, existem poucos aqueles que percebem realmente de futebol na estrutura profissional da Briosa.

(Ler Mais…)

Gosto(0)Não Gosto(0)