Pela verdade, sempre!

mac_evr

No passado dia 30 de Outubro, através de email, solicitei ao presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, toda a documentação relativa ao processo de atribuição da medalha de mérito profissional – grau ouro a Marco António Costa. No email de resposta Eduardo Vítor Rodrigues, entre outras coisas, transmitiu-me que tinha, e passo a citar, “intentado um processo-crime… sobre este assunto” contra a minha pessoa.

(Ler Mais…)

Gosto(85)Não Gosto(4)

Carta aberta ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Gaia

20160809_003953

Caro Eduardo Vítor Rodrigues, respondo-lhe publicamente ao seu artigo de opinião no JN, não só como cidadão, mas também como munícipe do Concelho de Gaia.

Começo por o informar que sou apartidário, sem qualquer tipo de enquadramento político ou filiação. De facto, acho a política um mal necessário, e tenho uma repulsa completa por ideologia de pacote.  Tento, sempre que me é possível, participar no processo democrático, que vejo como um dever, não como um direito. Não voto em partidos, voto em pessoas.

(Ler Mais…)

Gosto(103)Não Gosto(7)

Demagogia “ à moda de Gaia “

fonte@paginafacebook-eduardovitorrodrigues

fonte@paginafacebook-eduardovitorrodrigues

Hoje Eduardo Vítor Rodrigues publicou na sua página pessoal do Facebook um post em que anunciava a sua viagem de metro para uma reunião da Área Metropolitana do Porto ilustrada com fotografias.

Estas coisas fazem-se, não se publicitam porque senão soa a falso. Isto é a demagogia política elevada ao mais alto nível.

(Ler Mais…)

Gosto(15)Não Gosto(1)

E você atribuía uma medalha a Marco António?

mac_medalha_merito_gaia

Nos últimos 30 meses o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, passou o tempo apregoar ” aos quatro ventos ” a dívida que recebeu do anterior executivo camarário.

Logo no início do seu mandato, corria o mês de Dezembro de 2013, Eduardo Vítor Rodrigues afirmou ao jornal “ Público “ que apenas a dívida da autarquia à sociedade luxemburguesa Drilux, no montante de 30 milhões de euros, poderia levar “ o município à falência “.

No início do ano de 2014 Eduardo Vítor Rodrigues afirmava mesmo que iria reunir-se com o Ministério das Finanças para discutir o “peso” das dívidas da autarquia mostrando-se preocupado com a “solvência” do município.

Neste seguimento, em Fevereiro de 2014, António Galamba, membro do secretariado do Partido Socialista liderado, na altura por António José Seguro e próximo de Eduardo Vítor Rodrigues, afirmava “ verificámos hoje que a Câmara Municipal de Gaia está à beira da falência e tem uma dívida de 300 milhões de euros. Perante o que temos assistido nos últimos dias, sobretudo do Dr. Marco António, percebemos bem porque é que ele tem falado sobre bancarrota porque de facto ele é um dos rostos responsáveis por esta situação e era bom que desse explicações ao país” salientando que o antigo vice-presidente da Câmara, com as responsabilidades do pelouro Financeiro, era “um dos pais desta criança de 300 milhões de dívida na Câmara Municipal de Gaia”.

(Ler Mais…)

Gosto(69)Não Gosto(3)

Câmara de Gaia entrega medalha de mérito a Marco António

mac_evr

Não, não é dia 1 de Abril, nem é uma notícia do Inimigo Público.

Na passada sexta-feira fui assistir a uma palestra do Dr. Rui Rio, sobre Regionalização, no Auditório Municipal de Gaia, quando no final fui, surpreendido, com a entrega de várias medalhas municipais, sendo que o último condecorado foi Marco António Costa.

Tenho que confessar que fiquei estupefacto ao ver o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, entregar a medalha de mérito profissional ao antigo vice-presidente da Câmara de Gaia que teve a responsabilidade do pelouro Financeiro, entre 2005 e 2011.

mac_condecoração_gaia

Está ainda bem presente na memória de todos que o actual vice-presidente do PSD, Marco António Costa, foi alvo de 10 juízos de censura na sequência da auditoria efectuada pelo Tribunal de Contas às contas da Câmara Municipal de Gaia.

(Ler Mais…)

Gosto(32)Não Gosto(6)

Marés (muito) Vivas em Gaia

foto@petiçãopublica

foto@petiçãopublica

Ao longo das últimas 13 edições sempre foi pacífica a realização do Festival Marés Vivas em Vila Nova de Gaia.

Este ano a 14ª edição, que terá lugar nos dias 14, 15 e 16 de Julho, está envolta numa polémica que envolve o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, a Associação de Defesa do Ambiente Campo Aberto, a Quercus e o Movimento SOS Estuário do Douro  devido à escolha do local, lado a lado com a Reserva Natural Local do Estuário do Douro, onde centenas de pássaros vivem, nidificam e descansam na sua migração.

Este delicado e polémico processo teve o seu início há vários meses quando a Quercus e investigadores das aves colocaram em causa a nova localização do Marés Vivas.

Tenho assistido lamentavelmente a este espectáculo triste que tem envolvido ambas as partes , mas reconheço que Eduardo Vítor Rodrigues não teve capacidade, nem sensibilidade política para gerir este delicado processo. Já dizia o nosso sábio povo que “ não é com vinagre que se caçam moscas “. Não é afrontando as instituições ambientalistas, neste tipo de processos, que se consegue levar as negociações a ” bom porto “.

(Ler Mais…)

Gosto(17)Não Gosto(1)