DIPLOMATAS EXPULSOS

O Governo Português decidiu chamar a Lisboa o Embaixador de Portugal em Moscovo para se inteirar mais em pormenor do caso do diplomata envenenado em Londres.

O Sr. Presidente da República que normalmente ê ouvido em assuntos internacionais já declarou publicamente estar de acordo com esta decisão do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

A actual Direcção do PSD e o Eurodeputado Rui Rangel criticam esta atitude do Governo e entendem que Portugal devia ter seguido a decisão de expulsar diplomatas russos como o estão a fazer diversos países da União Europeia.

Fazendo um pouco de marcha atrás não podemos esquecer aquela trágica Cimeira dos Açores da qual Durão Barroso foi anfitrião e em que Toni Blair, Bush filho e Asnar decidiram tornar verdadeira a ideia de que o Iraque estava a fabricar armas químicas, o que, mais tarde, se veio a verificar, ser falso. E isto gerou uma guerra sangrenta e interminável.

Londres ainda não conseguiu provar que foi a diplomacia russa que envenenou o referido diplomata e sua filha.

Parece estar-se a gerar um clima de pré guerra em que alguns países parecem estar interessados em contribuir com pequenos mas perigosos incentivos sem nisso pensar.

Portugal não tem de seguir a opinião de outros países.

Somos um país independente, com séculos de história, temos uma Constituição que enaltece a paz entre os povos, temos um português como Lider das Nações Unidas, temos todo o direito de pensar por nós e não ir atrás dos outros como deferência.

Atravessando o Reino Unido um momento de fragilidade do seu governo é natural que a Primeira Ministra ponha este assunto em grande plano, o que talvez não fosse necessário se o próximo casamento real se realizasse agora, mas parece que não vai ser fácil demonstrar a origem do crime praticado ao diplomata russo.

O tempo dirá o que realmente se passou…

As alianças entre países, mesmo as ancestrais, não foram feitas para promover guerras mas sim para delas nos defendermos.

Por tudo isto Portugal e o seu Governo souberam parar e pensar …e … decidir com bom senso…

Gosto(6)Não Gosto(0)

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *