Pedro Sampaio

 

Pedro Sampaio

NOME: Pedro Nuno Costa Sampaio;

Licenciatura em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique;

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

Técnico Superior da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;

Exerceu funções de assessoria à Direção da FLUP. Atualmente é responsável por

parte da agenda cultural da Faculdade de Letras e colabora com o seu Centro de Linguística.

Colaborou com o Instituto de Língua Portuguesa da FLUP;

Fez parte de 1990/91 a 2001/2002 da Assembleia de Representantes da FLUP, membro do Conselho Diretivo da Faculdade e membro do Senado da Universidade do Porto.

Foi Secretário da Comissão Nacional de Avaliação Externa dos Cursos de História.

Director do Departamento Municipal de Museus e Património Cultural da CMP, entre Abril de 2010 e Setembro de 2012 e Chefe de Divisão Municipal de Museus e Património Cultural entre Setembro de 2012 e Janeiro de 2014.

Fez parte do Júri do Prémio “João de Almada” em representação da CMP, nas edições de 2010 e 2012;

Deputado pela Assembleia Municipal do Porto em 2009 e 2010;

Participou como orador em vários colóquios, debates e reportagens;

ARTIGOS PUBLICADOS

 

– Participação no Livro “CULTURA E SOCIEDADE”, com o artigo “BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO CULTURAL”, p.173. Cordão de Leitura, 1ª Edição, CMP, abril de 2012.

– Artigo para as ATAS DO I CONGRESSO “VINHA E VINHO”, Porto, org. CEPESE, outubro de 2010, com o título: “O Museu do Vinho do Porto: criação, práticas e desenvolvimento”.

 

COORDENAÇÃO DE PUBLICAÇÕES

Coordenou, enquanto Diretor do Departamento Municipal de Museus e Património Cultural, a organização e elaboração das publicações:

– MUSEUS DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO – Recordação Ilustrada das Coleções, ed. da Câmara Municipal do Porto, 2013, financiada pelo Programa Especial Regional do Norte ON2;

CATÁLOGO DOS 25 ANOS DO PRÉMIO JOÃO DE ALMADA, Caleidoscópio Editora, 2012.

 

PRÉMIOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL

 

– Prémio Nacional 2013 “Conservação e Divulgação do Património”, atribuído ao Banco de Materiais, da Divisão Municipal de Museus e Património Cultural da CMP, atribuído pelo projeto “SOS AZULEJO” da Polícia Judiciária. Presidente do Júri: Prof. Doutor Vítor Serrão. Recebido em Lisboa, em maio de 2013, no Palácio do Marquês de Fronteira;

– Prémio “Parcerias 2013” atribuído ao projeto “Rota dos Museus” pelo ICOM (Instituto dos Museus e da Conservação), pelo Dr. João Neto, juntamente com outras Divisões da área da Cultura, da CMP e outros Museus da Cidade;

Gosto(3)Não Gosto(0)