António Martinho

António Martinho nasceu em Santa Eugénia, Alijó, a 3 de fevereiro de 1949. Reside em Vila Real. Lecionou em várias escolas secundárias e foi professor do Quadro da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, tendo desempenhado funções de direção e gestão.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fez uma Pós-graduação em Estudos Europeus no Instituto Superior de Economia e Gestão -Lisboa e frequentou com aproveitamento a componente curricular do Mestrado em Gestão Pública e Autárquica, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) – Vila Real.

Desempenha as funções de Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Real. É membro fundador da “Douro Generation – Associação de Desenvolvimento” e preside à sua Direção. Preside também à Assembleia Geral do Centro Cultural Regional de Vila Real, desde 2014. É sócio-gerente da “Casa da Trigueira – Sociedade Agroturística, Lda”.

Foi membro do Conselho Geral da UTAD, de dezembro de 2009 a outubro de 2012.

De 27 de Janeiro de 2009 a 30 de agosto de 2013 presidiu à Direção da Entidade Regional Turismo do Douro. Foi Vice-Presidente da Associação de Turismo do Porto/Agência Regional, de outubro de 2011 a agosto de 2013. Antes, havia sido Vogal da Direção da mesma associação – março de 2010 a junho de 2011. No desempenho destas funções, participou em vários seminários e conferências sobre a problemática do turismo no Douro, onde apresentou comunicações.

Desempenhou as funções de Governador Civil do Distrito de Vila Real, de abril de 2005 a janeiro de 2009.

Foi Deputado à Assembleia da República de 1991 a 2002, tendo integrado a Comissão de Educação, Ciência e Cultura, no âmbito da qual coordenou a Subcomissão do Ensino Secundário e integrou a Subcomissão de Cultura. Foi membro da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, à qual presidiu de 1999 a 2002 e onde desempenhou as funções de porta-voz (1995-1999). Participou em fóruns internacionais, nomeadamente, em Conferências da União Interparlamentar, onde apresentou várias comunicações. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Alijó, 1993 – 97.

Colaborou com a Estrutura do Projeto do Museu do Douro, tendo trabalhado na criação do Serviço Educativo para a exposição “Jardins Suspensos”. Ajudou a criar a Associação dos Amigos do Museu do Douro, de que foi Presidente.

Tem artigos publicados em diversos jornais nacionais e regionais. Atualmente, colabora quinzenalmente com o Semanário “A Voz de Trás-os-Montes”. Colaborou com a revista “I Like This” com artigos subordinados à temática da valorização do território. Publicou o livro “Do Parlamento – O Meu Testemunho”, nas Edições Tribuna. Coordenou e prefaciou o livro ”Comemorações Oficiais dos 250 Anos da Região Demarcada do Douro”, em edição dos GC de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu. Redigiu a apresentação da Biografia do General Francisco da Silveira, de Maria do Carmo Serén, assim como prefaciou o Guia Turístico da Natureza do Douro, o Guia das Aldeias Vinhateiras e o Catálogo Prestige A Região Vinhateira do Douro, de Gaspar Martins Pereira.

Gosto(0)Não Gosto(0)