Abriu-se a Caixa de Pandora dos Panama Papers

consórcio jornalistas - panapapers

Está aberta a caixa de pandora dos Panama Papers. O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI) publicou uma base de dados com informação sobre 320 mil sociedades offshore que aparecem nos cerca de 12 milhões de documentos entregues ao consórcio.

As informações podem ser consultadas no site do consórcio  e incluem nomes de sociedades, fundações e fundos sedeados em 21 paraísos fiscais, envolvendo cidadãos de mais de 200 países entre os 1977 e 2015. No site do CIJI poderão ser consultadas informações por país, verificar onde a entidade foi registada, consultar o seu titular e a morada da offshore e identificar o país a que está ligada.

No que diz respeito a Portugal são divulgadas 246 offshores, mas existem mais beneficiários e entidades que surgem na pesquisa associados a outros países.

Porém ainda faltam divulgar muitos nomes porque a informação contida nos milhões de documentos não é passível de ser extraída de forma simples e sistemática. Aguardemos pelos próximos dias que com certeza trarão mais novidades.

Gosto(12)Não Gosto(0)